Transas responde

Desde de 1999, o Grupo Transas do Corpo tem um serviço de perguntas e respostas via e-mail. As dúvidas surgem de pessoas de idade e sexo diferentes e com experiências diversificadas. As respostas são encaminhadas em no máximo cinco dias úteis. Preencha os dados do formulário abaixo e envie sua pergunta.



  •  
  • Tenho muitas relações sexuais com meu namorado, já até transamos sem camisinha mas nada aconteceu, em relação a engravidar, mas ultimamente ele vem pedindo para ejacular (gozar) , dentro do meu ânus mas tenho medo de engravidar. Gostaria saber de vocês se corro algum risco de engravidar se ele gozar em meu ânus?

  • Transas respondeVamos começar com a questão do risco de engravidar. Se a relação é desprotegida, sem preservativo e/ou algum espermicida e há ejaculação no ânus, e isso coincide com seu período fértil, então há um certo risco, sim. Por que? Porque pode haver contato de sêmen entre ânus e vagina. As lubrificações se misturam na entrada da vagina (repare que a distância entre os dois orifícios é muito pequena) e facilitam a penetração dos espermatozóides para dentro do canal vaginal e deste para o útero e assim por diante. Pode ser um risco pequeno se comparado ao de uma ejaculação dentro da vagina, mas existe. Se você não deseja engravidar de jeito nenhum, adote camisinha em todas e quaisquer tipos de relações sexuais. Ainda, se o problema é só evitar a gravidez (a AIDS não apareceu como preocupação na sua pergunta), pode ser hora de você adotar um método mais seguro. Você tem feito um acompanhamento com ginecologista? Seria muito bom consultar um ou uma para por em dia questões de saúde (o papanicolau, por exemplo) e conversar mais sobre anticoncepção. Existem vários métodos e se você tiver dúvida sobre isso, poderá vir pessoalmente ao Transas prá pesquisar e conversar sobre o assunto. Ou continuar fazendo isso via e-mail. A última coisinha que queria te dizer é que o que importa é o prazer, o bem-estar e o cuidado de si. Qualquer tipo de relação sexual pode ser prazerosa, desde que mutualmente consentida. Converse com seu namorado sobre suas dúvidas.

  •  
  • Gostaria de saber quais as posições que uma mulher grávida pode transar.

  • Transas respondeNão existem, exatamente, diferentes posições de transar para mulheres grávidas, a menos que tenham algum problema no percurso da gravidez, como ameaça de parto prematuro, por exemplo. Nesse momento, o/a médico/a ou um/a outro/a profissional de saúde deverá orientar melhor. Mas, do contrário, a mulher deve ir descobrindo as posições mais ou menos cômodas, de acordo com a evolução da gestação. À medida que for sentido desconforto, dores, pressão excessiva na barriga, etc., também deverá ir variando as maneiras de ter relação sexual. É bom lembrar aí, que a transa não implica, necessariamente, em penetração vaginal e que gravidez não é doença, permitindo à mulher e ao casal, continuar sentindo prazer.

  •  
  • Pode engravidar quando se transa sem camisinha, quando se está menstruada?

  • Transas respondeA princípio não. Mas tudo depende das características do seu ciclo menstrual (um ciclo é tempo que decorre entre o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia do próximo e varia de mulher para mulher). Se for um ciclo muito curto (menor que 20 dias) há um risco pequeno, caso a ovulação ocorra na primeira semana do ciclo. Isto ocorre porque o espermatozóide pode sobreviver alguns dias na vagina e esperar a ovulação, mesmo você estando menstruada. Em caso de dúvida, você pode recorrer à pílula do dia seguinte (a venda nas farmácias), mas apenas num prazo máximo de 72 horas após a relação sexual. Há instruções na bula para você usar e não há contra-indicações. Nesta página há uma extensa questão comentada sobre anticoncepção de emergência.

Transas responde

Tem dúvidas? Converse com outras pessoas, troque experiências, discuta suas inquietações.

Pergunte!