Aconteceu

Projeto Cinema no Museu Antropológico - Mostra Feminino Plural

 

Em razão das comemorações do mês da mulher, o Projeto Cinema no Museu Antropológico irá exibir, nos dias 28, 29 e 30 de março, uma mostra temática que contará com a projeção de filmes que retratam as alegrias e opressões que perpassam o universo feminino.

Com entrada gratuita e direito à declaração de participação a mostra acontecerá sempre às 14 horas no Auditório Professor Acary de Passos Oliveira, do Museu Antropológico.

Mostra Feminino Plural, como foi intitulada, irá exibir os filmes Irina Palm, de Sam Garbarski, Moolaadé, do diretor africano Ousmane Sembene e Thelma e Louise, de Ridley Scott conforme a programação abaixo :

Quarta- Feira - 28/03 - 14h

Irina Palm

Direção: Sam Garbarski (Bélgica, 2007)     Duração: 103 min

Debatedora: Fátima Regina Almeida/ Pesquisadora do Ser-tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualdiade/UFG

Sinopse: Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva em torno dos 50 anos, que precisa conseguir dinheiro para pagar o caro tratamento médico de seu neto. Desesperada, ele vagueia pelas ruas do Soho londrino até encontrar um aviso na porta do clube privê Sexy World, que diz que procura uma "recepcionista". Decidida, Maggie se apresenta para a vaga e consegue o emprego. Com a ajuda da colega Luisa (Dorka Gryllus) ela logo aprende as manhas da profissão, tornando-se a sedutora Irina Palm. Rapidamente ela se torna a estrela mais lucrativa e procurada do clube, mas sua vida dupla gera desconfiança de seu filho e as fofocas dos vizinhos.

Quinta-feira – 29/03 - 14h

Moolaadé

Direção: Ousmane Sembene (Europa/Africa, 2004)         Duração: 119 min

Debatedora: Eliane Gonçalves / Professora da Faculdade de Ciências Sociais/UFG

Sinopse: Em um distante povoado africano, ligado apenas pelo rádio, o costume da mutilação genital feminina (a circuncisão) é temida por todas as garotas. Seis delas, segundo a tradição, devem passar pelo ritual num determinado dia. Este é um dos passos para que elas conquistem um ótimo pretendente e tenham um casamento bem sucedido.O pavor é tanto que duas afogam-se num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que sua filha fosse mutilada, invocando o “moolaadé” (proteção sagrada). O fato gera comoção e ganha adesão de mulheres e simpatizantes contrários à mutilação.

Sexta-feira – 30/03 - 14h

Thelma e Louise

Direção: Ridley Scott (EUA, 1991)          Duração: 129 min

Debatedora: Kely Carvalho/ Graduanda do curso de Comunicação Social - Audiovisual/UEG

Sinopse: Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

 

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Intercâmbio Cultural pelo telefone 62 3209 6375, no site do museu (www.museu.ufg.br) ou nas nossas redes sociais.

 

Local: Museu Antropológico/UFG - Auditório Prof. Acary de Passos Oliveira

Endereço: Avenida Universitária, 1166, (Praça Universitária)

Transas responde

Tem dúvidas? Converse com outras pessoas, troque experiências, discuta suas inquietações.

Pergunte!